[Resenha] Amor & Amizade, por Whit Stillman

Olá amantes de romance
O que dizer desse livro lindo? Amores, se vocês são fãs de Romance de Época e nunca leu Jane Austen ou nada baseado nas suas histórias … VOCÊ TÁ PERDENDO MUITA COISA! 

Leia a sinopse e a resenha de Amor & Amizade, para que vocês possam entender o que estou querendo dizer!

Image and video hosting by TinyPic

Amor & Amizade
Autora: Whit Stillman
Editora: Gutenberg
Nº de páginas: 240

Ano: 2016

¤ SINOPSE ¤
Incrivelmente bela, surpreendentemente espirituosa e completamente devotada… aos próprios interesses: Conheça Lady Susan Vernon, a Alma e o Espinho de “Amor & Amizade”. Viúva, falida e mãe de Frederica, uma adorável garota em idade para se casar, Lady Susan tem uma missão: encontrar um bom marido – ou seja, rico – para a filha e sobretudo para si. Dona de uma eloquência e de um charme sem iguais, Lady Susan flerta com qualquer homem endinheirado que possa salvá-la de sua desgraça financeira, o que lhe rende a fama de “rainha do flerte”. Mas quando suas tentativas de garantir o futuro não saem como o esperado, Lady Susan recorre à gentileza (e ao dinheiro) de seu cunhado, Charles, e vai passar uma temporada em sua propriedade rural para se afastar das fofocas. Lá, ela conhece Reginald, irmão da esposa de Charles, e único herdeiro da fortuna da família DeCourcy. Ao perceber que Frederica está se encantando pelo rapaz, Lady Susan decide que o jovem Reginald seria um belo e abastado marido… para si mesma.

¤ RESENHA ¤
           Ter o livro Amor & Amizade, baseado nos manuscritos “Lady Susan” da maravilhosa, linda , dona da vida, Jane Austen e sendo roteiro de um filme produzido pelo próprio Whit Stillman faz com que você comece a ler com muita empolgação – pelo menos eu li, pois já conheço o trabalho espetacular do cineasta que também é diretor de “Barcelona”, um filme muito amorzinho. Iniciamos com um relato de Lady Susan, uma jovem muito charmosa que acabou se tornando viúva de Frederic Vernon, um homem que após sua morte acaba fazendo com que a mulher e sua filha fosse viver de favor com amigos.

          Mas um acaba fazendo com que Lady Susan e sua filha se mudem para a casa de Sr. Charles Vernon, irmão do seu falecido marido. Como uma mulher muito egoísta e com muitos artifícios de poder e convencimento, ela se vê no meio de dois familiares os quais não tem uma relação muito boa: Seu cunhado e a esposa Catherine DeCourcy (Catherine Vernon). Não apenas o homem se envolve com o jogo de Susan, mas seus sobrinhos também acabam sendo conquistados pela suposta simplicidade, tranquilidade e harmonia que a mulher se faz dentro da família.

            Em alguns momentos do livro, devido a este atrevimento, você se vê com raiva de Lady Susan. Mas ao decorrer do livro pode-se perceber e entender todo o motivo dela ter feito o que fez. Muitos segredos da família Vernon serão descobertos e isso pode mudar completamente o rumo da história, mas é claro que deixarei vocês com um gostinho a mais para poderem ler. É impressionante como você acaba comparando o perfil da mulher com a atualidade, e mostra como Lady Susan é super “pra frentex” e uma completa lacradora que consegue manipular tudo e todos.

            Tenho certeza que vocês vão ficar com o queixo no chão com todo o final e como a história é concluída. Com certeza Jane Austen mandou MUITO ao escrever e como Whit Stillman adaptou para a história faz com que você exploda de amores ainda mais pela rainha do romance. E, com um plus a mais, as cartas que temos no final mostra muito bem a visão de fora que temos da história.

            Para mim, a melhor personagem é Frederica Vernon, pois ela é simples, tranquila e super fofa, completamente o contrário da sua mãe e de outras pessoas da família Vermon. O universo que o autor criou com muita ironia e sarcasmo foi o ambiente certeiro para cada momento da história. Consegui ver o filme logo após ter lido o livro, e é IMPRESSIONANTE como, vendo o filme, você consegue figurar e personalizar cada personagem. Posso dizer, também, que este foi um dos roteiros mais bem adaptados para as telas, e recomendo muito que vocês também tenham essa experiência.

          E temos que falar também dessa capa linda (igual a do filme) e da diagramação maravilhosa que a Gutemberg nos deu. A fonte é ideal e de extrema importância para a fluidez da história, além das folhas amarelas que são as minhas favoritas! Simplesmente AMEI esse livro! AMEI, AMEI e AMEI! 

Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Compre o livro: SARAIVA I AMAZON

Postado por:
Paulinha C.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s